Notícias

Cáritas Coimbra recebeu visita do IP da Guarda

No passado dia 19 de julho, a Cáritas Coimbra recebeu a visita do Instituto Politécnico da Guarda – dezassete enfermeiros estudantes e quatro professores do Mestrado de Enfermagem Comunitária. O objetivo foi dar a conhecer a instituição, as suas áreas de intervenção e todos os seus projetos inovadores que têm vindo a ser implementados com vista à promoção de um envelhecimento ativo e saudável, na ótica da literacia digital.

A visita iniciou com uma breve reunião onde foram apresentadas as principais linhas estratégicas da Cáritas Coimbra e os projetos nacionais e europeus em que tem participado, nomeadamente o GrowMeUp, CameLi, Idovis e Mind&Gait – todos eles alinhados com a estratégia da Cáritas de Coimbra para melhoria e promoção de qualidade de vida e bem estar aos idosos. A partilha de conhecimento destas novas ferramentas tecnológicas suscitou inúmeras questões, abrindo espaço ao esclarecimento de todas as dúvidas dos participantes e partilha de experiências entre as instituições .

A visita prosseguiu numa das respostas da Instituição, o Centro Rainha Santa Isabel, onde se abriram as portas da Clínica de Reabilitação, Lar de Grandes Dependentes e Unidade de Longa Duração e Manutenção. Durante o percurso os visitantes tiveram acesso às informações mais importantes sobre o funcionamento e organização das valências e puderam observar in loco o trabalho diário de todos os profissionais de saúde que se dedicam aos utentes e residentes.

O evento terminou no Centro de Dia, local onde os utentes foram os protagonistas, dinamizando alguns dos projetos já apresentados anteriormente. A atração principal foi o avatar CaMeLi (tecnologia validada para língua portuguesa em colaboração com o Instituto Pedro Nunes) um assistente virtual com figura humana com o qual o utente pode falar e interagir pedindo para realizar determinadas ações. Esta solução inovadora visa proporcionar benefícios a nível prático, psicológico e social, auxiliando as pessoas mais velhas nas atividades diárias, de forma a que possam permanecer mais tempo ativas e independentes, melhorando o seu bem-estar. Para além disso, puderam ouvir o relato na primeira pessoa, da sua experiência na participação do piloto do GrowMeUp, um projeto liderado pela Universidade de Coimbra, ao abrigo do H2020, em parceria com a Cáritas Diocesana de Coimbra.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional