CATL Martim de Freitas visitou Instituto de Sistemas e Robótica

Inserido nas atividades das Férias da Páscoa, um grupo de jovens do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) 2/3 ciclos Martim de Freitas, equipamento Cáritas de Coimbra, teve a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC).

Em janeiro tinha já decorrido uma atividade intergeracional, na qual um grupo de jovens se deslocou às instalações do Centro Rainha Santa Isabel e teve oportunidade de observar e interagir com o robô GrowMu, em ambiente real. O GrowMeUp é um projeto de investigação cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Horizonte 2020, cujo principal objetivo foi aperfeiçoar e testar um robô inovador, o GrowMu, que visa apoiar pessoas com mais de 65 anos nas suas atividades diárias e que terminou no início de 2018. Esta iniciativa despertou a curiosidade de outros jovens que se deslocaram ao ISR e tiveram agora a sua oportunidade de, durante a visita, interagir com os robôs Matilde e Guida e conhecerem outros sistemas desenvolvidos no Instituto.

Durante a visita guiada, Luís Santos, investigador do projeto, apresentou ao grupo os objetivos do GrowMeUp, da qual a Cáritas de Coimbra é parceira, e explicou o potencial das tecnologias e da robótica na vida diária das pessoas.

A tecnologia faz já parte integrante da vida dos jovens, mas é importante que tenham uma perspetiva da utilidade futura das mesmas. Depois de uma manhã cheia de perguntas e curiosidades, puderam perceber melhor que o aperfeiçoamento desde robôs irá permitir aos idosos um aumento da qualidade de vida, maior apoio nas suas tarefas diárias e colmatar os momentos de solidão pelos quais vão passando. Perceberam ainda que não pretendendo ser substitutos da presença humana, podem complementar as suas ausências.