Notícias

CRIARTE2G REÚNE PARCERIAS E PROMOVE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

No passado mês de fevereiro teve início o arranque do projeto CriArte 2G, candidato à III Edição do FAPE – Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) – 2018-2019, programa de apoio financeiro atribuído pelo Alto Comissariado para as Migrações IP (ACM IP) a entidades da sociedade civil. Este projeto decorre no Centro Comunitário S. José, equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra, em parceria com o Cearte, a Associação Paralisia Cerebral de Coimbra, a Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, a Associação Social e Recreativa e Cultural de Coimbra e a Parceria de Natureza Informal com pessoas representativas das Comunidade Ciganas.

O CriArte 2G vem dar continuidade ao trabalho desenvolvido na primeira edição do CriArte, implementado em 2016, mas numa vertente mais inovadora que visa a participação ativa da população cigana, promover e validar competências pessoais e socioprofissionais de forma a impulsionar a sua integração. Neste sentido, para além das ações de formação profissional promovidas pelo Cearte, dos processos de RVCC organizados pela APCC, dos Workshops desenvolvidos por elementos das comunidades Ciganas, o Projeto CriArte 2G fomenta uma vertente inovadora que visa a contratação de 5 pessoas, 4 costureiras, entre as quais 2 de etnia cigana, e uma designer criativa na área da moda e têxtil. Esta medida de empregabilidade visa a prossecução dos objetivos do CriArte na produção de produtos, já criados em 2016, e a ideia de capacitar as pessoas para a criação do próprio emprego.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional