Páscoa em Giro 2018

Cerca 120 crianças, adolescentes e jovens, dos 10 aos 18 anos, estiveram de 25 a 29 de março na comunidade paroquial de Lagares da Beira, numa proposta de atividades desenvolvidas por uma Equipa da Cáritas Diocesana de Coimbra e que contou com ajuda do Pároco e Grupo de Jovens daquela comunidade beirã, sob o nome Páscoa em Giro – 2018.

Com muitos jogos, caminhadas, atividades noturnas e outras brincadeiras de grupo, os “girantes da Páscoa 2018” mais velhostiveram também tempos fortes de reflexão e oração, com três temas de fundo: “Partilha a Viagem”, onde a família Yasir, apoiada pela Associação Reencontro, partilhou a sua viagem desde a Síria até Portugal; “Laudato Si”; e “Projeto Lucas10,35 – Cuida bem dele”, que parte da parábola do Bom Samaritano.

Houve ainda a representação da Via Sacra pelo grupo paroquial da Bobadela, e muitas atividades comunitárias, onde se destacou o cozer do pão no forno comunitário de Meruge. Os mais novos participaram na replantação de um conjunto de árvores num parque de merendas e lazer da Junta de Freguesia Lagares, que ardeu no incêndio de outubro.

Os dias de chegada e de partida foram caraterizados pela presença dos pais, juntando-se assim uma pequena multidão em celebração e almoço partilhado.

A Cáritas Diocesana de Coimbra deixa o seu agradecimento à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Juntas de Freguesia de Lagares da Beira, Bobadela e Meruge; Associação Reencontro, à família Yasir, ao Grupo Paroquial da Bobadela, ao grupo de Jovens de Lagares da Beira, ao Pe. Paulo Filipe e à Direção do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital pela cedências das instalações da Escola Básica de Lagares da Beira.