Lar Casa de S. José

LAR CASA DE S. JOSÉ

APRESENTAÇÃO

Nome: Lar Casa de S. José

Localização: Situa-se dentro da cerca do Seminário Maior, no edifício onde funcionou a

Residência da Cáritas Diocesana de Coimbra

Capacidade: Tem capacidade para 17 residentes e acordo para 12

Tipo de resposta: Estrutura residencial para idosos

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

Já há algum tempo que a Diocese vinha a sentir a necessidade de criar uma estrutura que pudesse acolher o clero idoso com ausência de apoio familiar.

Quando a Cáritas passou para as novas instalações, o Sr. D. João Alves aproveitou esta situação para que, com alguma restruturação, esta casa desse essa resposta.

Assim surgiu a casa do clero.

O seu primeiro ocupante foi o Sr. Pe. Jorge Camejo e a primeira funcionária Georgina Carvalho, acolhidos no dia 7 de outubro de 1999, dia de Nª Sra. do Rosário.

A 13 de dezembro do mesmo ano, dia do aniversário natalício do Sr. D. João Alves, a Casa de S. José teve a sua inauguração.

A pedido da Diocese, a tutela do Lar passou para a Cáritas a 1 de novembro de 2003, depois de celebrado um acordo de funcionamento com a Segurança Social.

GRUPO-ALVO

Acolhe homens com mais de 65 anos de idade, e que se encontrem em situação de autonomia.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

Alojamento, alimentação, cuidados de higiene e conforto, lavandaria, cuidados de saúde, atividades socioculturais, assistência religiosa.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Visitas das 9.00h às 19.00h.

Situa-se dentro da cerca do Seminário Maior, no edifício onde funcionou a Residência da Cáritas Diocesana de Coimbra