IdoVis

O projeto IdoVis foi lançado em março/2016 com o objetivo de criar grupos de pessoas idosas independentes que fossem visitadores de outras em situação de dependência (ULDM, ERPI e SAD), após formação adequada para esse efeito.

Os principais objetivos do IdoVis são:

• Melhorar o estado emocional e afetivo de pessoas idosas em situação de dependência;
  • Criar redes de suporte entre pessoas dependentes e independentes;
  • Aumentar a atividade, sentimento de utilidade, capacidade relacional e conhecimento dos idosos, promovendo o voluntariado entre pares;
  • Criar ferramentas de apoio ao acompanhamento de pessoas mais velhas em situação de dependência.

Este projeto foi pensado com base em 5 ações:

1. Criação do perfil do idoso visitador e visitado, com vista à seleção dos participantes.
  2. Criação e implementação de um programa de formação para os idosos visitadores, que abrangesse os seguintes módulos:
      • Envelhecimento – alterações biológicas, psicológicas e sociais, gestão adequada da terapêutica e impacto da polimedicação;
      • Humanização dos cuidados, técnicas relacionais e importância dos afetos na saúde;
      • Cuidados diários em estruturas de apoio continuado / permanente.
  3. Estabelecimento de rotina de visitas semanais, com apoio e supervisão técnica.
  4. Avaliação do impacto das visitas na qualidade de vida de ambos os grupos de idosos.
  5. Elaboração de relatório do projeto-piloto e recomendações para fases posteriores a desenvolver.

O Idovis é uma iniciativa da Caritas Coimbra com o apoio e parceria da ESEnfC e Ageing@Coimbra e defende a mudança de papéis da pessoa idosa de beneficiário de cuidados para cuidador.

Evidências apontam para a necessidade da presença humana como facilitadora do afeto e da necessidade de aprimoramento da literacia em saúde. Portanto, os adultos mais velhos na posição de cuidadores maximizam a sua própria capacidade e autonomia em reter conhecimento e melhores práticas nas suas rotinas, tornando-os muito mais ativos e evitando o isolamento e a solidão.

O projeto piloto envolveu pessoas de duas unidades da Cáritas Coimbra – Centro Rainha Santa Isabel e Lar Nª Srª da Encarnação e está agora a ser ampliado para outras estruturas.

Comentários estão fechados...